Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Revolução na matemática

Notícia retirada do Portal Terra.

Há 10 anos, um matemático da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, afirmou que o número Pi, tão conhecido por todos, poderia estar errado. Segundo ele, o verdadeiro "número sagrado" para a matemática das circunferências é o 2Pi, ou seja, o seu dobro. A partir de então, começou um movimento para a criação de outro número, o Tau.

O site Live Science conta que, em 2001, o matemático Bob Palais afirmou que poderia estar cometendo uma blasfêmia, mas acreditava que o Pi estava errado. O ponto em que se apoiou o matemático é que o Pi (3,14, aproximadamente) é a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência, enquanto o seu dobro (6,28, aproximadamente), é a razão entre a comprimento e o raio, que é, segundo Palais, uma grandeza muito mais importante que o diâmetro.

A partir de 2001, os seguidores da teoria de Palais passaram a aumentar, surgindo a ideia de substituir o nome de 2Pi para Tau, que passaria a ser o "verdadeiro número sagrado" da matemática. A ideia é passar a adotar o Tau em livros e calculadoras e os entusiastas até mesmo comemoraram o Dia Mundial do Tau em 28 de junho. Vale lembrar que o Pi também possui o seu dia, comemorado todo ano em 14 de março.


Caramba. Essa notícia me fez voltar quase dez anos no tempo. No início da minha graduação, minha professora de matemática (cálculo) disse para minha turma: "Vocês que fazem biologia tem a vantagem de poder descobrir coisas novas! Na matemática, é raro alguém descobrir algo novo. Mas quando descobre também, é sempre algo de grande destaque."

Tá certo que o matemático Bob Palais só fez tornar óbvio aquilo que todos já faziam, mas não se davam conta. Na maioria dos cálculos envolvendo o número Pi, na própria fórmula ele era multiplicado por 2, como por exemplo nos cálculos de circunferências (C = 2Pi x r). Ele propôs a transformação desse 2Pi em um outro número, chamado Tau. Mas mesmo assim ele merece elogios pela busca pela renovação de conceitos.

Um comentário: