Notícia retirada do portal Terra.
Nesta terça-feira, o zoo organizou o transporte de quatro cavalos selvagens da Mongólia (como a espécie também é conhecida) para o país que lhe dá nome. Os animais estavam em uma fazenda e foram levados em um avião militar para a província mongol de Khovd para que vivam no habitat natural da espécie.Segundo a IUCN, a espécie desapareceu em 1969, quando acabou a última população conhecida, na China. Nos anos 90, esforços de reintrodução na natureza começaram na Mongólia, China, Cazaquistão e Ucrânia, mas apenas no primeiro país os programas deram resultado.
Ainda de acordo com a organização, acredita-se que existam 325 desses animais vivos na natureza, inclusive aqueles que já nasceram no habitat natural após os programas de reintrodução.
O zoológico de Praga, na República Checa, organiza a reintrodução na natureza de cavalos de Przewalski (Equus ferus przewalskii, um dos animais mais ameaçados de extinção no planeta. Na verdade, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a espécie chegou a ser considerada extinta na natureza, mas programas de reintrodução de espécimes que estavam em cativeiro salvaram o animal.
Tá certo que esses cavalinhos são bem esquisitos. Mas eles representam uma das últimas (se não for a última) espécies de cavalos selvagens. Só por isso eles já merecem todo esse esforço feito pelo zoológico na República Checa. Tomara que consigam fazer o mesmo com outras espécies ameaçadas, antes que acabem como o tigre da Tasmânia ou o leão do Atlas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário