Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

domingo, 19 de junho de 2011

Como funciona nossa visão

O olho humano é uma câmara escura com uma série de receptores de luz. Ele funciona como uma câmera fotográfica digital ou uma filmadora. A luz entra pela abertura frontal, é detectada pelos receptores de luz e em seguida as informações de cada receptor de luz é processada, formando a imagem que vemos.

Daí vem a pergunta: existem dentro do nosso olho receptores para cada cor que vemos, ou melhor, para cada tom de cores que vemos?
A resposta obviamente que é NÃO.

Então, como conseguimos enxergar todos esses tons de cores?
Todas as cores que nós enxergamos são luzes refletidas em diferentes comprimentos de onda. Traduzindo isso, a luz se desloca de um ponto a outro no universo se ondulando, mais ou menos (mais pra menos do que pra mais) como quando pegamos uma corda e a balançamos para cima e para baixo. Variando o tamanho da ondulação, varia também a cor da luz.

Nossos olhos possuem três tipos de células que funcionam como receptores de luz capacitados para diferenciar cores, chamadas de cones. Ainda existe um quarto tipo de célula receptora de luz, os bastonetes, mas essas não diferenciam cores. Elas são responsáveis pela visão em condições de pouca luz (não diferenciamos bem as cores quando estamos na penumbra).

Os nosso receptores de luz trabalham com três comprimentos de onda diferentes. Um tipo capta ondas mais curtas (cores azul e roxo), o segundo capta ondas médias (cor verde) e o terceiro, ondas maiores (cores amarelo e vermelho). Logicamente existem luzes com comprimentos de onda maiores e menores do que os nossos olhos conseguem captar, cada uma com sua respectiva "cor". Essas outras cores simplesmente não são percebidas pelos nossos olhos. São exemplos dessas outras cores o infravermelho e o ultravioleta. 

Dessa forma, todas as cores que nós vemos são uma combinação do que os nosso três tipos de receptores de luz conseguiram captar.

Eu sei que isso parece confuso, principalmente para quem nunca estudou o ramo da Física chamado Ótica (ou Óptica). Então, para facilitar eu coloquei logo abaixo uma animação interativa do PhET, o instituto de ensino de Física na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário