Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bicho Esquisito: Tardígrados

Resolvi divulgar semanalmente (ou quase isso) algum animal pouco conhecido da sociedade em geral, mas que possuem alguma característica especial. Sendo assim, escolhi começar com os tardígrados.


Os tardígrados, conhecidos popularmente como ursos d'água, são animais microscópicos, mas nem por isso deixam de ser espetaculares. O nome tardígrado, que em Latim significa "que se desloca lentamente", foi escolhido por Lazzaro Spallanzani, um grande cientista do século XVIII que, entre muitas outra coisas, foi taxonomista. O nome urso d'água vem do seu jeito de andar, rebolando de uma forma parecida com a dos ursos (mesmo tendo oito patas).

É claro que esses bichinhos não são espetaculares porque andam rebolando ou porque tem oito patas. Eles são capazes de proezas muito maiores.

Assim como os ursos, os tardígrados também conseguem hibernar. Contudo, a hibernação deles é tão intensa que recebe outro nome: criptobiose. Para entrar nesse estado, eles eliminam quase toda a água presente em seu corpo e podem suportar situações mais do que extremas. Só para dar alguns exemplos: eles podem ser congelados até -273°C (praticamente o zero absoluto) por mais de um século; podem ser aquecidos a 150°C; podem ser expostos a uma pressão de 75 mil atm (milhares de vezes mais do que nós suportaríamos); e podem viver no vácuo por dez dias. Após todos esses testes, basta colocá-los em uma gotinha de água e eles voltam ao normal, andando calmamente. 

Felizmente, a maioria deles são fitófagos, ou seja, se alimentam de vegetais. Existem alguns que são predadores, comendo pequenos vermes, mas nenhum nos causa doenças.

Infelizmente, eu nunca vi um deles ao vivo (com microscópio, é claro). Já ouvi dizer que eles estão presentes em quase todo lugar que seja razoavelmente úmido, mas ainda não tive a sorte de encontrar um.

Se eles fossem grandes, do tamanho de um humano, eu gostaria de ver uma luta entre um tardígrado e o androide de mercúrio do filme Exterminador do Futuro 2 (rsrs).



4 comentários: