Pesquisa realizada na Mata Atlântica de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil, divulgada nesta quarta-feira, identifica quatro novas espécies de fungos capazes de gerar "formigas-zumbis". Segundo os autores, isso ocorre no momento em que os fungos infectam os insetos e se espalham pelo organismo causando mudança de comportamento e até mesmo a morte de colônias. As informações são do jornal Guardian.
Segundo a pesquisa, essa contaminação pode explicar a redução da biodiversidade entre insetos de várias espécies. O objetivo dos pesquisadores é conhecer a influência da ação desses fungos no funcionamento do ecossistema.
Leia a notícia na íntegra no portal Terra.
Essa reportagem me fez recordar. Eu lembro de ter visto a um tempo atrás um filme +/- chamado A Invasão, que retratava um cenário parecido. No filme, um micro-organismo espacial (com características de fungo) contaminou quase toda a população mundial e as pessoas ficavam com um comportamento quase robótico. Isso incluiu a redução a quase zero da criminalidade. Com o fim da colonização, tudo voltou ao normal, inclusive os assaltos, estupros e outros crimes.
Como eu bem sinalizei acima, o cenário é parecido. Isso em virtude da colonização por micro-organismos e a mudança comportamental dos hospedeiros. Contudo, para além disso a analogia (comparação baseada no funcionamento) não serve mais. Os fungos que parasitam as formigas não melhoram a conduta delas. Muito pelo contrário. O que acontece quase sempre é o fim do formigueiro, pois as formigas param de fazer suas funções e todas morrem no final, para deleite dos fungos parasitas.
Daí surgem algumas perguntas:
- será que existem micro-organismos que parasitam outros grupos animais, como os humanos?
- seria essa uma explicação científica para a preguiça ou a anarquia?
- isso daria subsídio para um laudo médico de alunos?
Aceito sugestões de mais perguntas a serem respondidas... mandem nos comentários.
medo do mundo moderno!
ResponderExcluir