Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Polêmica na Coreia do Sul

Notícia retirada (e adaptada) da Revista Galileu

Formato de edifício causa polêmica na Coreia do Sul

Críticas apontam que projeto lembra a explosão das torres gêmeaspor Redação Galileu

O escritório de arquitetura holandês MVRDV gerou polêmica ao criar projeto de dois edifícios residenciais de luxo que devem ser construídos na Coreia do Sul. Ligados por uma “nuvem”, na definição da empresa, o formato lembra o contorno da explosão das torres gêmeas, que ocorreu em 11 de setembro de 2001, em Nova York. 

Intitulado “Cloud” (nuvem), a MVRDV disse que não houve intenção de fazer nada que lembrasse o 11 de setembro, e que ficou surpresa com as reações.

Segundo o grupo, o projeto foi feito "com base em parâmetros como luz solar, espaços exteriores, e foco na qualidade de vida dos habitantes e da cidade". A ideia foi dar "um novo aspecto" aos solitários arranha-céus.

“Pedimos sinceras desculpas a qualquer pessoa cujo sentimento nós ferimos, não foi nossa intenção”, diz a empresa no site.

Confira as fotos para ver se há semelhança: 

Editora Globo

Editora Globo 

Editora Globo



Assim como uma das pessoas que comentou a notícia no site da revista Galileu, eu acho uma besteira comparar esse edifício com o trágico episódio ocorrido em Nova York em 11 de setembro de 2001. Edifícios residenciais altos e com duas torres são bem comuns e esse detalhe da união dos dois prédios, dando uma ideia de nuvem, ficou muito legal.

Olhando por uma outra perspectiva, seria até interessante associar o edifício sul coreano ao desastre nas torres gêmeas para que quando lembrássemos de uma nuvem entre dois arranha-céus  não tivéssemos apenas aquela lembrança das imagens assustadoras dos prédios desabando, mas também de um edifício moderno e muito bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário