Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Viagem simulada para marte

Notícia retirada (e adaptada) do portal Yahoo!

Seis voluntários que participaram de uma experiência inédita voltarão a ver o mundo exterior na sexta-feira (4 de novembro de 2011), depois de um ano e meio de isolamento em uma cápsula construída em Moscou para pesquisar o efeito de uma viagem ao planeta Marte para o organismo dos seres humanos.


Os seis homens, que passaram 520 dias em uma cápsula em um estacionamento do Instituto de Moscou, abrirão às 10H00 GMT (08H00 de Brasília) de sexta-feira a comporta do módulo que havia sido lacrada no dia 3 de junho de 2010, e serão levados para ser submetidos a uma bateria de exames médicos.

O experimento simulou um "lançamento" em junho do ano passado e o "pouso" em Marte em fevereiro. Os voluntários realizaram "caminhadas espaciais" com o traje completo em um espaço preparado com areia antes de deixar o planeta vermelho e "voar" de volta para a Terra.


O projeto chegou a ser ridicularizado, já que a experiência não saiu do solo, sem a ausência de gravidade, como em um voo real. Mas os organizadores seguiram estritamente as regras de um voo real, inclusive com os 20 minutos de atraso nas comunicações.

As agências espaciais que se associaram ao projeto Marte 500 disseram que a experiência desempenhou um papel fundamental ao provar que pessoas são capazes de enfrentar a solidão e a frustração de uma longa viagem para Marte e retornar.

"Efetivamente, a tripulação pode sobreviver ao isolamento inevitável para uma missão a Marte e retornar", disse Patric Sundblad, cientista da ESA no site da entidade. "Do ponto de vista psicológico, podemos fazê-lo", acrescentou.

Os voluntários, vestidos com uniformes azuis, passaram todo o tempo, exceto na "aterrissagem" a Marte, em um complexo hermeticamente fechado de quartos minúsculos, acompanhando ordens dos líderes do projeto e se alimentando das reservas especialmente planejadas.

A Rússia e a ESA consideram que uma viagem tripulada a Marte pode tornar-se realidade no ano 2040.


Deve ter sido muito difícil ficar mais de um ano preso em uma cápsula que simula uma nave espacial viajando para Marte. É uma privação de liberdade muito grande. O pior é saber que nenhum desses seis caras de fato irão para Marte. Isso porque as agências espaciais russa e europeia esperam mandar missões tripuladas a Marte somente em 2040. Mesmo que essa expectativa seja antecipada, eles com certeza já estarão velhos demais. Espero que eles sejam ao menos lembrados quando a primeira nave tripulada partir em direção ao planeta vermelho.

Abaixo, um vídeo da Veja sobre a mesma missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário