Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

terça-feira, 19 de julho de 2011

Os perigos do aspartame

Adaptação do texto do Dr. Wilson Rondó Jr. publicado na revista Ideias Polishop.


ASPARTAME: a bomba relógio armada para explodir de vez com a saúde!

Se não houver indicação médica, evite adoçantes em geral. Eles tem o poder de envenenar seu corpo e causar problemas sérios. Tontura, fraqueza, dormência, problemas de visão... a esta altura você sabe que, a primeira vista, estes parecem sintomas clássicos de esclerose múltipla, mas não tire conclusões precipitadas. Afinal, esses também são os sintomas clássicos de envenenamento por metanol.

E de onde vem o metanol? Ele é um dos componentes do aspartame. Esse adoçante é feito de dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina, além do metanol. Quando o metanol é aquecido a mais do que 30°C, o metanol é transformado em formol e ácido fórmico. A exposição ao formol, mesmo em quantidades pequenas, causa danos neurológicos. Em apenas 1 litro de refrigerante diet (light ou zero) contém 56mg de metanol, ou seja, 7 vezes mais do que a quantidade diária considerada segura.

Mas esse não é todo o problema. O ácido aspártico é considerado um aminoácido excitatório. Ele pode causar a destruição da bainha de mielina das fibras nervosas. A bainha de mielina é como uma capa de gordura que envolve alguns neurônios e aceleram a transmissão dos impulsos nervosos. A desmielinização das fibras nervosas está associada a doenças neuronais, como a esclerose múltipla. 

O fato dessas substâncias estarem na forma líquida piora muito as coisas, pois aumenta a velocidade de absorção das mesmas. 

Aí fica o conselho, ou melhor, os conselhos: se você já sente os sintomas relatados acima, procure um médico o mais rápido possível. Se você não tem os sintomas, corte todos os produtos com aspartame da sua dieta, inclusive os próprios adoçantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário