Na citologia, ramo da Biologia que estuda os componentes e o funcionamento das células, existe um conteúdo que geralmente causa muita confusão nos estudantes. Esse conteúdo é a divisão celular.
A confusão já começa com o nome. Isso porque a palavra divisão nos remete a uma redução numérica. Ex: 10 dividido por 2 é igual a 5, sendo o número 5 menor do que o número 10. Contudo, a divisão celular provoca um aumento numérico, como o que ocorre na multiplicação matemática.
As células dos organismos pluricelulares (ou multicelulares) podem se dividir de duas formas distintas: a mitose e a meiose.
A mitose é o processo de divisão mais comum. Ela serve para aumentar o número de células do organismo, algo que é necessário durante o crescimento corporal. Esse processo de produção de novas células também é importante para a reposição das células perdidas pelo corpo. De um modo geral, durante a mitose uma célula dá origem a duas novas células semelhantes a inicial, no que tange à quantidade de DNA.
A meiose é um processo de divisão celular relacionado especificamente com a reprodução sexuada. Nesse tipo de reprodução, como ocorre a fusão de gametas para formar um novo indivíduo, cada uma dessas células reprodutivas necessita ter a metade do DNA encontrada nas células comuns dos membros da espécie em questão. Assim, com a fusão dos dois gametas, o novo indivíduo continuará tendo em suas células a mesma quantidade de DNA que seus pais. Após a meiose, uma célula dá origem a quatro novas células com a metade do DNA da célula mãe.
Um detalhamento maior sobre os dois tipos de divisão celular será dado nas duas apresentações de slides abaixo. As duas apresentações são de autoria de Nuno Correia, professor da Escola Secundária de Gondomar, em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário