Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

sábado, 25 de junho de 2011

Aquecimento global x Ornitorrincos

Notícia retirada do site Yahoo.


O aquecimento climático poderá diminuir em um terço as zonas habitadas pelo ornitorrinco na Austrália, que poderá desaparecer, alertaram nesta sexta-feira os investigadores. Este mamífero semiaquático e de hábitos noturnos, que coloca ovos, tem rabo de castor, focinho em forma de bico de pato, é um animal estranho originário da Austrália.

Graças a sua espessa pele, consegue viver nas frias profundezas dos rios, mas essa proteção pode ser hoje fatal para ele devido ao aquecimento global, adverte um estudo da Universidade deMonash.

Os pesquisadores utilizaram dados sobre o clima e o habitat do ornitorrinco durante cem anos para estabelecer a diminuição do número desses animais, relacionada com as secas ou as ondas de calor.

"Nosso resultado mais pessimista assinala a redução de um terço dos habitats deste animal", declarou à AFP a pesquisadora Jenny Davis, cujos trabalhos foram publicados na revista Global Change Biology. A pior hipótese dos cientistas assinala um desaparecimento do ornitorrinco na grande ilha da Austrália. Neste caso, esta espécie só continuará vivendo nas ilhas da Tasmânia, Kangaroo e King.


O aquecimento global prejudica o mundo inteiro. Mesmo quando um ex vice-presidente dos Estados Unidos faz um documentário sobre o assunto, isso simplesmente é ignorado. As extinções já começam a se mostrar presentes. Os ursos polares sofrem em um ponto do globo, os ornitorrincos em outro, e mais um monte de animais estão literalmente sumindo.

Será que algumas etnias humanas terão que sumir em virtude da falta de ambientes apropriados, para que o aquecimento global seja visto como algo a ser corrigido, ou pelo menos amenizado?

Na minha opinião, nem isso modificará o modo como o aquecimento global é visto no mundo.

Um comentário: