Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

terça-feira, 24 de maio de 2011

A evolução dos ônibus espaciais




Notícia retirada do Portal Terra


A Nasa - a agência espacial americana - anunciou nesta terça-feira que a próxima geração de espaçonaves que levará os astronautas da agência ao Espaço será baseado no projeto Orion. A nova espaçonave será conhecida como Veículo Tripulado de Múltiplos Propósitos (MPCV, na sigla em inglês).

A espaçonave será criada pela empresa Lockheed Martin e deve ter capacidade de transportar quatro astronautas em missões de 21 dias e de pousar no oceano Pacífico. Segundo a agência, o novo equipamento será 10 vezes mais seguro durante o lançamento e a reentrada que os ônibus espaciais.

Segundo Charles Bolden, administrador da Nasa, os parceiros privados da agência ficarão responsáveis pelo desenvolvimento de transportes para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), liberando a instituição para focar na exploração do Espaço mais distante.


Os ônibus espaciais foram e ainda são muito importantes para as pesquisas espaciais. Eles fizeram história ao levar os astronautas (e até alguns cosmonautas) para fora do planeta Terra. Contudo, os lançamentos e as reentradas dessas naves são muito arriscadas. Já aconteceram muitos acidentes, levando a morte de várias pessoas. Se essas novas naves, os veículos tripulados de múltiplos propósitos, forem de fato 10 vezes mais seguras, só por isso já valem a pena serem utilizadas.
Quanto aos ônibus espaciais, eles terão um lugar especial no Museu Aeroespacial Smithsonian e também na nossa memória!

Um comentário: