Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

domingo, 15 de maio de 2011

Desperdício mundial de alimentos



Notícia retirada (e traduzida) do site The New York Times.


O mundo pode estar à beira de outra crise de alimentos, mas não é por falta de alimento.

Um terço de todos os alimentos produzidos globalmente - uma impressionante marca de 1,3 bilhão de toneladas - é perdido ou desperdiçado a cada ano. Um novo estudo divulgado na quarta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação ea Agricultura constatou isso.

O relatório concluiu que a perda global de alimentos foi dividida igualmente entre o mundo industrializado e em desenvolvimento, embora os resíduos nos países ricos sejam muito maiores em um nível per capita.

Nos países industrializados, as perdas de alimentos são mais freqüentemente causadas por varejistas e consumidores que jogam fora "alimentos perfeitamente comestíveis", disse a agência em um comunicado.Em contrapartida, as perdas no mundo em desenvolvimento foi impulsionado principalmente pela infra-estrutura deficiente e baixos níveis de tecnologia na colheita, transformação e distribuição.

"Reduzir as perdas do gênero no mundo em desenvolvimento pode ter um imediato e significativo impacto na segurança alimentar", concluíram os autores do estudo.

No entanto, os pesquisadores descobriram que pouco esforço está sendo feito para estudar o problema e desenvolver soluções. "Mais pesquisas na área é urgente, especialmente considerando que a segurança alimentar é uma grande preocupação em grandes partes do mundo em desenvolvimento", escreveram eles.

O relatório surge num momento de crescente preocupação sobre os preços globais de alimentos, que estão dentro ou acima dos níveis não vistos desde a crise alimentar de 2008, quando o custo crescente dos produtos básicos desencadeou revoltas por toda a África, Ásia e Oriente Médio. Os motins da fome em todo o Norte de África este ano são também, que a ajudaram a desencadear a revolução que derrubou os governos do Egito e Tunísia.


Se não bastasse todos os problemas com doenças, desigualdades, preconceitos... ainda jogamos fora um terço da comida que temos puramente por ignorância. Enquanto existem países onde a maioria da população passa fome (na maioria das vezes porque os governos locais preferem investir em armas para se manter no poder), os países desenvolvidos jogam comida boa no lixo. Nos países em desenvolvimento como o Brasil, o problema ainda é pior, aos meus olhos. Não se preocupam em ser produtivos, pois possuem muitas terras para plantar (é só derrubar mais mata nativa, pensam eles, ninguém come árvores mesmo) e ainda imitam os industrializados quando jogam fora muitas coisas que ainda poderiam ser utilizadas.

Imitar a "high society" é o caminho para o desenvolvimento, como sabem todos os assinantes da revista Caras.


Um comentário: