Notícia publicada pelo jornal Destak.
As visitas aos dois novos moradores do Zoológico de Brasília foram liberadas ontem. Um casal de tigres brancos chegou da França no dia 4 deste mês para ser a mais nova estrela da lista de atrações do local.
Ontem, alunos de algumas escolas já conferiram os animais de perto, mas a expectativa do Zoológico é de que o movimento de visitas se intensifique realmente no fim de semana.
O macho Dhandy e a fêmea Maia são irmãos e vão completar dois anos de vida no dia 3 de junho. Eles vieram de avião da Europa até São Paulo. O resto da viagem até Brasília foi feita de caminhão.
A abertura das visitas ao público só foi liberada após um período de adaptação e de cuidados dos tratadores. Os animais se machucaram durante a viagem de caminhão. Por essa razão, precisaram de tratamento reforçado. O Ministério da Agricultura também determinou ao zoológico que realizasse exames de sangue para checar o estado de saúde dos animais.
Membros da equipe de condicionamento do zoológico realizaram diversos exercícios com os bichos para que eles consigam se adaptar ao barulho dos visitantes e não se escondam o tempo todo entre as folhas das árvores e arbustos do local em que estão morando.
Antes de Brasília, apenas o zoológico de São Paulo havia recebido animais como os tigres brancos, também conhecidos como tigres de bengala ou siberianos. Por serem tão exóticos, os animais serão tombados como patrimônio do zoológico.
No fim do ano passado, o Zoológico de Brasília recebeu investimentos de R$ 2 milhões, a maior aplicação de verba no local nos últimos 20 anos. Mas a maior parte do dinheiro não foi aplicada na aquisição de animais, e sim em reformas na Galeria África, espaço que hoje abriga 30 animais e que, desde a inauguração, em 1998, só havia recebido pequenos reparos.
Os recursos também custearam a construção de corredores de segurança para pequenos felinos, como jaguatiricas e gatos-do-mato, e micos. Um casal de antas que vivia em local perto à EPGU também ganhou casa nova.
Muito legal a iniciativa do Zoo de Brasília de investir o dinheiro gasto na manutenção da estrutura física. O Zoo de Brasília possui uma grande variedade de animais e está muito bem organizado, sobretudo nos últimos anos. Conheço muitas pessoas que são contra os zoológicos, que pregam que o lugar de animal é solto na natureza. O problema é que a cada dia tem menos natureza para manter esses bichos. Aos meus olhos, é melhor mantermos espécimes como tigres brancos em cativeiro do que vê-los sumir do mapa pela falta de habitat ou pela caça predatória.
qro ir lah essa semana! uhhuuuul!
ResponderExcluir