Notícia divulgada pelo site Yahoo notícias
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta quinta-feira (31), o mapa mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce. O modelo, chamado de geoide, mostra minunciosamente que a Terra não é completamente redonda.
Veja como é a superfície da Terra considerando a gravidade sem a ação de marés e de correntes oceânicas:
O satélite Goce foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.
A Esa também explica que os dados podem ajudar a entender mais profundamente os processos que causam terremotos, como o evento que assolou o Japão no dia 11 de março. Isso porque os terremotos criam “rastros” na gravidade, o que poderia ser usado para entender o processo que conduz catástrofes naturais e, assim, prevê-los.
A ideia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamente específico para medir a gravidade.
Espetaculares essas informações. A gente comenta em sala que os planetas (tendo a Terra como principal exemplo) não são realmente esféricos, mas possuem estrutura geoide. Isso é um conceito bem vago para os alunos, em especial para os mais novos. Eles nunca viram nada geoide (e quase sempre, nem os professores viram). Não tem como associar esse formato a nada concreto. Essas imagens ajudarão não só os cientistas a compreender o comportamento da crosta terrestre e associar isso aos fenômenos naturais. Também será útil nas aulas de Ciências e Geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário