Abaixo um pequeno trecho do livro do Carl Sagan Chamado "O mundo assombrado pelos demônios".
Muitos dos que são considerados alfabetizados não conseguem ler, nem compreender material muito simples - muito menos um livro de 6ª série, um manual de instruções, um horário de ônibus, um documento de uma hipoteca ou um programa eleitoral. e os livros de 6ª série de hoje são muito menos desafiadores do que os de algumas décadas atrás, ao passo que as exigências de saber ler e escrever nos empregos se tornaram mais rigorosas do que nunca foram.
As rodas dentadas da pobreza, ignorância, falta de esperança e baixa auto-estima se engrenaram para criar um tipo de máquina do fracasso perpétuo que esmigalha os sonhos de geração a geração. Nós todos pagamos o preço de mantê-la funcionando. O analfabetismo é sua cavilha (tipo de pino que une as peças de uma máquina).
Ainda que endureçamos os nossos corações diante da vergonha e da desgraça experimentadas pelas vítimas, o ônus do analfabetismo é muito alto para todos os demais - o custo de despesas médicas e hospitalização, o custo de crimes e prisões, o custo de programas de educação especial, o custo da produtividade perdida e de inteligências potencialmente brilhantes que poderiam ajudar a solucionar os dilemas que nos perseguem.
O que dizer de Carl Sagan... Um homem que teve uma infância humilde. Que foi instruído por seus pais a estudar, pois essa seria sua chance de melhorar de vida. Que chegou a faculdade e se tornou doutor em astronomia. Que, além de contribuir para a expansão do nosso conhecimento sobre o sistema solar e de todo o universo, fez o que, para mim, foi seu grande trabalho: empenhou todos os seus esforços, sua vontade, sua inteligência, sua influência para a divulgação científica. Divulgação para a população em geral, não em periódicos que somente os cientistas leem. Em um post antigo nesse blog estão os links para os 13 episódios da série Cosmos, que mesmo tendo sido filmada em 1980, é de uma riqueza de informação que faz inveja a qualquer série de documentários dos principais canais de divulgação científica.
Carl Sagan é, mais do que um ídolo, um exemplo a ser seguido. É uma pena que seres humanos como ele sejam tão raros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário