Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

sábado, 30 de abril de 2011

Leis da Física no dia-a-dia

Imagens retiradas da coluna Ciência impopular, de Christoph Niemann no site do The New York Times. A tradução dos textos de cada figura foi feita por mim.

A Física no dia-a-dia

O dia começa com uma demonstração da 1ª lei de Newton. Ela diz que todo corpo permanece em estado de repouso, ou de movimento uniforme...

 ... a não ser que este corpo seja obrigado a mudar de estado por uma força externa aplicada nele.
_______________________________________________________________________

Baseado em observações supercomplicadas, Einstein concluiu que dois objetos devem perceber o tempo de forma diferente. Baseado na simples experiência de vida, percebemos que isso é verdade.
 ______________________________________________________________________

Ainda sobre Newton, ele descobriu que quaisquer dois objetos no universo exercem atração um ao outro, e essa força de atração é proporcional às massas desses objetos. Isso explica por que uma geladeira vazia nos atrai muito menos do que uma que esteja com 50 kg de deliciosas guloseimas. BELEZA! isso significa que podemos pôr a culpa na comida.
 ______________________________________________________________________

A probabilidade de se encontrar um assento livre no metrô é inversamente proporcional ao número de pessoas na plataforma. Contudo, a ausência total de pessoas na plataforma é 100% proporcional ao fato de o trem já ter passado.
 ______________________________________________________________________

Obviamente, aquela teoria que diz que as pessoas perdem o cabelo com o tempo não está certa. O cabelo não pode ser "perdido". Desde Antoine Lavoisier, todos nós sabemos que "a matéria não pode ser criada nem destruída, mas apenas reorganizada (ou transformada)", o que, infelizmente, irá acontecer.
_______________________________________________________________________

A propósito, tive uma ideia para um sorvete com zero calorias. tudo o que você precisa fazer é resfriar o sorvete até a temperatura de -2076° C. A energia que o seu corpo vai gastar para colocar esse sorvete em uma temperatura em que ele possa ser digerido será proporcional (senão maior) do que a energia armazenada no sorvete, na forma de calorias. O único problema é a Terceira Lei da Termodinâmica, que diz que é impossível  resfriar algo a uma temperatura menor do que 273,15°C. DROGA!


É sempre bom usar o conhecimento adquirido, mesmo que seja para bobagens. Achei muito legal a coluna desse jornalista Christoph Niemann. Para quem não consegue ler em inglês, o google chrome oferece uma tradução razoável. Fica aí a dica.

Um comentário: