Texto retirado do site Yahoo
A Rússia celebrou com grande pompa nesta terça-feira o aniversário de 50 anos do primeiro voo realizado em 12 de abril de 1961 por Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar ao espaço, que continua sendo um herói nacional e símbolo do domínio soviético na conquista do espaço.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou-se "orgulhoso por pertencer ao país que deu esse primeiro passo no espaço". A televisão russa difundiu nesta terça-feira imagens de arquivo desse voo histórico.
Em 12 de abril de 1961 às 09h07 de Moscou, Yuri Gagarin decolou do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) a bordo de um foguete Vostok depois de pronunciar um "Vamos!" que entrou para a história. Seu voo ao redor da Terra durou 108 minutos.
Realmente é uma data a se comemorar, não só pelos russos, mas por todos os seres humanos (talvez não com tanto entusiasmo pelos norte-americanos). O empenho pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de levar o ser humano ao espaço até hoje nos traz benefícios. É uma pena que com o fim da Guerra Fria tenha sido reduzido o incentivo a pesquisa para desenvolvimento de naves tripuladas para fora da Terra, inclusive com o anúncio da "aposentadoria" dos ônibus espaciais americanos.
viva a Rússia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir