Leitura recomendada

  • O maior espetáculo da Terra - As evidências da evolução;
  • O relojoeiro cego;
  • deus não é grande;
  • A escalada do monte improvável;
  • O gene egoista;

quinta-feira, 10 de março de 2011

celular altera atividade cerebral



Notícia divulgada pela BBC.

Um estudo americano sugere que o uso de telefones celulares por um período prolongado pode afetar o funcionamento de nossos cérebros, ainda que não haja conclusões sobre os efeitos disso na saúde. Os cientistas dos Centros Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) notaram que, após 50 minutos de conversa no celular, havia 7% mais consumo de açúcar no cérebro nas regiões próximas à antena do aparelho. A presença de glicose é um sinal de aumento na atividade cerebral.

Saúde:

Mas o estudo não oferece nenhuma conclusão sobre possíveis riscos para a saúde contidos no uso do celular. “Esses resultados não provam potenciais efeitos cancerígenos (do celular) ou a ausência deles”, diz a pesquisa. Para o professor Patrick Haggard, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade College London, o estudo americano traz conclusões interessantes, mas lembra que “flutuações muito maiores nas taxas metabólicas do cérebro ocorrem naturalmente, por exemplo enquanto bebemos No entanto, se próximos estudos confirmarem que o sinal do celular tem um efeito direto no metabolismo, daí será importante investigar se esses efeitos terão implicações na nossa saúde."


É difícil imaginar que o uso de equipamentos eletrônicos não interfiram nas nossas vidas. Quando jogamos videogame ficamos eufóricos e, é claro, aquele tanto de luz piscando realmente mexe conosco.
Os efeitos disso são complicadíssimos para se mensurar. Na medida que altera o fluxo de açúcar no cérebro e, provavelmente, o metabolismo desse órgão, consequências existirão. Não condeno o uso desses equipamentos. Muito pelo contrário, acho que o uso de eletrônicos, por nos deixar mais alerta, devem estimular um maior desenvolvimento dos nossos sentidos. Mas como tudo na vida, quando passamos da conta, prejuízos teremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário