Ele trata de outros tipos de ventos, fora aqueles que estamos mais habituados a ouvir falar (brisa, furacão, alísios...)
OUTROS VENTOS
Mas há outros ventos... Os conhecimentos científicos levam-nos hoje a falar de ventos lunares, solares, estelares, galácticos:
O vento lunar é o deslocamento do ar na superfície terrestre, provocada pela maré aérea ou maré atmosférica com a velocidade de 0,08Km/h. Os ventos lunares sopram para leste de manhã e para oeste à tarde.
Maré atmosférica é a variação da altura da atmosfera, devido à ação gravitacional da Lua e do Sol, análoga à que se produz nos mares e oceanos; essas oscilações ocorrem duas vezes por dia, na atmosfera terrestre.
O vento solar é o fluxo de partículas (prótons e elétrons) que o Sol emite permanentemente e que constitui o plasma interplanetário. Anualmente é ejetada pelo Sol 10-13 da sua massa sob a forma de vento solar. A velocidade do vento solar, ao nível da órbita terrestre, é de 300 a 400 Km/s. É o vento solar que faz com que as caudas dos cometas estejam sempre orientadas na direção oposta à do Sol.
Os ventos estelares são formados por prótons e elétrons que são constantemente emitidos a alta velocidade por uma estrela. O vento solar é um exemplo desse tipo de vento.
Vento galático é definido como sendo um fluxo hipotético de matéria ténue proveniente da nossa Galáxia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário